Blog

Ruído zero em seu lar

Descubra formas eficientes de amenizar os barulhos em seu apartamento

 

 

A acústica de uma residência tem particularidades que podem valorizar o interior ou exaltar certos sons indesejáveis. Além do formato e da proposta arquitetônica, os objetos no ambiente influenciam muito na resposta sonora. Sons podem ser ampliados ou atenuados de acordo com a disposição e materiais das peças na sua decoração.

Alguns imóveis contam com espaços de lazer que requerem cuidados especiais: são salas para crianças ou especiais para filmes e séries, por exemplo. Como a questão do barulho é uma constante discussão em apartamentos, trouxemos dicas que ajudarão você na escolha e composição de um ambiente com mais conforto e controle sonoro. São itens que podem ser construídos com design personalizável em sintonia com a sua decoração.

 

 

 

 

Cortinas Especiais: Cortinas acústicas, também chamadas de antirruído, atenuam até 55% (ou 20dB). São ideais para ambientes que realmente necessitam de mais silêncio e podem possuir propriedades térmicas dependendo do modelo.

Tapetes: Com a tapeçaria correta, muito barulho pode ser reduzido. Uma grande vantagem é que os tapetes são mais facilmente encontrados e possuem grande variedade de formatos e detalhes em suas cores e estilos. Tapetes mais fofinhos ajudarão muito mais no controle de ruídos.

Painéis Acústicos: Item indispensável em estúdios musicais, os painéis acústicos conquistaram escritórios, quartos e até igrejas pelos formatos atuais, mais variados e decorativos. Evitam reflexões do som em superfícies mais lisas, reduzindo reverberações.

Bass Traps: Painéis especiais para frequências abaixo de 250Hz, possuem mais camadas em sua construção do que os itens citados acima. Essas “armadilhas de graves” são preferencialmente dispostas nos cantos das salas em que há um investimento maior no áudio do local.

Papel de parede: Revestimentos macios/moles contribuem para a absorção. Texturas e nervuras são ideais para quem busca atenuantes.

Gesso – Nas paredes e forros, o gesso diminui a reverberação do som interno e abafa o som externo. Pode ser combinado com outros processos em sua aplicação, contribuindo para um controle maior do som em seu ambiente.

 

 

 

 

 

 

Priorize o equilíbrio na hora de providenciar seu tratamento acústico. Sons podem adquirir mais vida e nitidez com o trabalho adequado. Ressaltamos que isolamento acústico não é o mesmo que tratamento acústico. Isolar o som é impedir totalmente a sua saída por vibração (caixas de som no chão, por exemplo) ou propagação (atravessando paredes, vidros, etc). Evite, também, superfícies muito duras e lisas em seus cômodos especiais e o resultado sonoro será muito mais satisfatório. Conhece mais alguma dica? Escreva para o nosso blog!

Por Nova Torres

Entre em contato