6 dicas práticas e fáceis para ambientes pequenos
Imóveis amplos, com espaço para toda a família e para receber vários amigos. Cozinha, sala de estar, sala de jantar, muitos quartos... Sonhos como esse, em breve, podem ser coisa do passado. Isso porque, com as novas gerações, a procura por apartamentos menores, mais baratos, mas com espaços coletivos, vem ganhando cada vez mais força.
Ok, a moda da vez são os espaços menores. Mas como fazer com esses espaços se tornem práticos e confortáveis para viver? É por isso que estamos aqui, para te dar dicas fáceis para decorar sua casa ou apartamento pequeno.
1. CORES
Uma cor tem personalidade própria e pode mudar completamente a cara de um imóvel. Isso inclui fazer com que ele pareça maior ou menor. O segredo é a simplicidade e optar por cores claras e pastéis, principalmente na parede e no teto. Evite cores fortes e vibrantes. Caso queira um ambiente mais colorido, a dica é usar pequenos pontos de cores na decoração: almofadas, vasos, quadros, etc.
2. ESPELHOS
O espelho é o melhor amigo de quem mora em ambientes pequenos. Além de ser um coringa na decoração, ele pode fazer milagres em qualquer espaço. O ideal é usá-lo em áreas de circulação, embutido em móveis, nas portas de guarda-roupas e até nas paredes. Para corredores ou outros cômodos mais compridos, a dica é usar espelhos redondos ou decorativos, que além de dar um “up” no visual do lugar, aumentam a sensação de amplitude.
3. MINIMALISMO É VIDA!
Lembre-se: menos é mais, por isso, desapegue do que você não usa mais. Manter no seu apartamento coisas que você não usa, ocupa mais espaço e ajuda a passar a sensação de desorganização e ter pouco lugar para guardar. Você pode doar, jogar fora ou vender. Além disso, selecione bem os móveis, evitando mesas e prateleiras grandes e optando por uma decoração mais simples. Na dúvida, procure pelo estilo de decoração escandinavo e inspire-se.
4. PLANTAS
Um apartamento pequeno pede uma decoração mais minimalista, por isso as plantas são ótimas para levar vida ao seu espaço. Para ambientes muito pequenos, a dica é usar ganchos especiais para pendurar vasos com plantas no teto. Se você é um pouco mais descuidado, o ideal é apelar para os cactos e suculentas, já que dão menos trabalho pra cuidar: o único cuidado que você precisa ter, é deixá-los perto da luz e com a quantidade de água (que não precisa ser muita). Se você gosta de cozinhar, também pode criar pequenos vasos com temperinhos para deixar na cozinha.
5. PRATELEIRAS
Elas serão as suas grandes aliadas no momento de criar novos espaços para guardar as suas coisas: vasos com plantas, itens de decoração, livros, revistas, porta-retratos... Elas são ótimas para otimizar paredes vazias e permitem que você economize espaço no chão, auxiliando na organização das suas coisas.
6. ILUMINAÇÃO
A primeira dica falava sobre como as cores ajudam a tornar o ambiente maior ou menor. Com a iluminação, não é diferente: pensar nela é fundamental para quem tem um imóvel pequeno. Normalmente, uma única luz fixa no teto faz com que o espaço que você tem pareça ainda menor. Por isso, a melhor maneira de reverter esse efeito é colocando várias lâmpadas ao invés de uma. A melhor parte é que você pode fazer aplicações em gesso, sem precisar quebrar o teto e repensar a estrutura do seu imóvel.
PARA FINALIZAR
O principal segredo para otimizar e tornar um ambiente pequeno mais confortável e espaçoso é usar a simplicidade. Ou seja, evite pendurar muitos quadros na parece, tapetes muito grandes e decorações que dificultem a limpeza. Por fim, procure deixar a sua casa sempre bem organizada.
Por Nova Torres