
Tenha sua própria horta
Você sabia que cultivar sua própria horta e acompanhar o crescimento daquilo que foi plantado e cuidado por você mesmo pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde mental? Além do sabor mais que especial para as suas refeições.
Já imaginou consumir legumes e verduras fresquinhos diariamente? Este é um sonho muito comum entre as pessoas que prezam por uma alimentação leve e saudável.
Ter sua própria horta pode se tornar seu novo hobby e você ainda acaba economizando.
Para que vocês entendam melhor, os alimentos orgânicos são aqueles livres de intervenção química no seu processo de crescimento, produzidos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes. Estes alimentos acabam preservando a saúde de quem os consome como também, o meio ambiente, o que se torna um ponto chave na hora de escolher produzir seus próprios legumes, temperos, chás e verduras.
Então, bora criar sua própria horta e aproveitar todos esses benefícios. E a Nova Torres está aqui para te ajudar, abaixo estão nossas dicas de como iniciar este projeto.
Paciência
O primeiro passo é entender que seu plantio acontece em um processo natural de crescimento que leva tempo. O que você planta precisa ser semeado, regado e colhido em seu tempo específico.
Espaço
É importante definir o espaço a partir do hortifruti que você irá plantar. No caso dos temperos, pequenos vasos na janela ou em uma prateleira já são o suficiente mas, já no caso dos legumes, você irá precisar de mais espaço.
Opte pelo mais prático
Para quem não possui o hábito de plantar, é melhor começar pelos temperos como sua primeira experiência. Além de exigirem um cuidado mais simples, eles ocupam pouco espaço e você encontra as mudinhas prontas para o uso.
O que plantar?
As melhores opções de legumes, verduras e até frutas para compor sua horta caseira são:
Tomate, abobrinha, morango, rúcula, alface, pimentão, cenoura, couve, entre outros.
E para caso você comece pelos temperos, as melhores opções são:
Orégano, tomilho, alecrim, manjericão, coentro, salsinha, cebolinha, hortelã, entre outros.
Existe uma grande variedade e você pode escolher de acordo com aquilo que você mais consome em sua rotina. Lembrando que você pode utilizar os próprios legumes e vegetais que possui em casa, para iniciar a sua horta. Caroços e sementes são uma excelente forma de replantio.
Onde plantar?
Você não precisa de um enorme quintal e nem um grande investimento e espaço para iniciar sua horta. Você pode unir o útil ao agradável criando sua horta em vasinho que também serve para decorar o ambiente.
Quanto ao espaço, você pode espalhar pequenos vasos pela cozinha, criar uma horta vertical, ou seja, na parede da varanda, ou se tiver mais espaço, montar uma floreira. Sempre há um jeitinho de começar que se enquadra com aquilo que você pode.
Fazer sua horta também é uma forma de autocuidado. Se aproximar dos alimentos faz com que você estabeleça uma conexão com eles, o que pode te proporcionar grande sensação de bem-estar.
Por Nova Torres.