
Banheiro sem janelas: dicas de como mantê-lo limpo e arejado
Normalmente os ambientes mais úmidos e sem ventilação acabam se tornando um prato cheio para o mofo que pode se tornar prejudicial à saúde dos moradores. E é por isso, que a limpeza e a ventilação são essenciais em espaços como o seu banheiro, que por natureza produz bastante umidade.
Além de dar um aspecto de sujeira a paredes e objetos, o mofo também solta esporos que podem prejudicar na sua saúde, principalmente em doenças e alergias respiratórias, que são causadas pelos fungos. Como por exemplo: asma, rinite, sinusite e etc.
Diante de todo desconforto que o mofo pode causar, queremos ajudar você, que finalmente encontrou aquele imóvel que tanto desejava nas suas idealizações, mas se questiona quanto ao banheiro sem janela.
Você pode resolver essa questão de maneiras simples e práticas podendo assim, vivenciar uma ótima experiência em seu lar sem que o mofo te perturbe. Assim, mantendo seu banheiro sempre limpo, seco e arejado com todas as dicas que trouxemos para te ajudar.
Exaustor
O exaustor em seu banheiro irá transferir o ar úmido do cômodo para o ambiente externo, assim que for ligado. Além disso, ele também elimina qualquer odor desagradável.
Porém, a instalação deve ser feita com auxílio de um arquiteto ou engenheiro.
Plantas
As plantas não servem somente para decorar e dar vida aos ambientes, elas também são responsáveis no auxílio de purificar e filtrar o ar e a umidade presentes no espaço evitando a aparição do mofo.
Invista nas plantas tropicais que se satisfazem com o clima quente e úmido. Você pode procurar pelo lírio da paz, espada de são jorge e até mesmo a famosa samambaia.
Desumidificador de ar
Isso irá te ajudar pois tem a função de reduzir as gotículas de água presente no local, devolvendo ao banheiro um ar com umidade entre 30% a 60%. As gotículas captadas pelo desumidificador vão para uma caixa, que deve ser esvaziada sempre após o uso.
Porta aberta
A ventilação do ambiente é essencial para evitar o aparecimento de fungo. Portanto, sempre que não estiver sendo usado, o banheiro pode ficar com a porta aberta.
Essa é uma solução super simples que você pode adotar e que irá te ajudar bastante.
Higiene e limpeza
A limpeza do seu banheiro com uma certa frequência impede o acúmulo de umidade evitando o aparecimento dos micro-organismos e evitando a chegada do mofo.
Para a limpeza semanal, é necessário contar com água sanitária, desinfetante e um limpador multiuso. Fique sempre atento na manutenção do seu banheiro que também pode contribuir com o surgimento de bactérias.
Com nossas dicas você evita problemas com o mofo e umidade e pode ficar ainda mais tranquilo na hora de escolher seu lar. Com a limpeza em dia e cuidados básicos você pode tornar seu banheiro limpo e arejado de forma prática e fácil sem te custar muito tempo.
Por Nova Torres