
Saiba como trazer o minimalismo para seus ambientes de forma simples.
Você já sentiu vontade de simplificar o seu espaço? Se formos pensar na famosa teoria do “menos é mais” é basicamente neste sentido que podemos olhar para o minimalismo, que visa a ideia de se viver melhor, com mais espaço e menos quantidade de itens.
O minimalismo é um estilo de decoração que, assim como as outras, reflete no nosso cotidiano. Ele pode proporcionar mais qualidade de vida agregando em seus ambientes a sensação de bem-estar e relaxamento, além de libertar o velho, dando espaço para o novo. A escolha da composição dos seus ambientes denominam quais sensações você deseja que seu lar transmita e esta é uma opção perfeita para quem busca uma rotina atrelada à leveza.
Dar espaço ao novo significa abrir espaço para coisas que realmente importam na sua vida e nós vamos te dar algumas dicas de como você pode começar.
Comece desapegando.
Você pode iniciar com um dos pontos principais o qual enfatizamos acima, que se trata da ideia de abrir espaço para o novo entrar. Separe somente aqueles móveis e artigos de decoração que você denomina como “essenciais” em seu ambiente. Lembre que tudo que você decide deixar, deve ter uma utilidade muito clara, por isso esteja aberto para desapegar MUITO.
Priorize praticidade.
No minimalismo a circulação entre os espaços é um dos focos principais. Por isso, escolha móveis e objetos com funções variadas e que agreguem praticidade. Alguns exemplos de itens ideais são: peças multifuncionais, móveis que melhor aproveitam o espaço, objetos com maior facilidade de limpeza e manutenção. Por fim, escolha uma decoração que fale sobre você e seus vínculos afetivos.
Opte por tons claros e neutros.
As cores são a forma mais direta de interferir nas nossas sensações e acabam sendo a peça chave de qualquer ambiente por definir entre a calma e a agitação. Em um ambiente minimalista as cores indicadas são aquelas capazes de te proporcionar a calmaria e o aconchego através da tranquilidade, limpeza e luminosidade. Por isso, opte por tons neutros como o bege, o cinza, o branco e suas variações. Lembrando que nem um tom é proibido neste estilo, mas o intuito é trazer equilíbrio e evitar exageros.
Mantenha organização.
A organização é um fator indispensável para atingir com satisfação o estilo minimalista. Desde as coisas expostas ao internos dos seus armários e gavetas, tudo para facilitar a sua rotina e trazer boas energias e a leveza para o seu cotidiano.
Espalhe plantas.
Dando ênfase que o minimalismo visa a sua tranquilidade, bem-estar e equilíbrio, uma opção perfeita para compor seu ambiente que traduz cada uma destas sensações são as plantas. Você pode distribuir vasos e pendentes de plantas pelo seu lar, que além de serem decorativas também agregam com todos seus benefícios trazendo um toque suave e natural.
O minimalismo é uma forma sútil e elegante que deseja atribuir a sua vida uma forma de viver com o que é realmente necessário, útil e bom para você, sem que isso tire a elegância e o estilo de um lar com personalidade.
Por Nova Torres