Blog

A importância da decoração para o desenvolvimento infantil

Como já sabemos, a decoração e arquitetura dos ambientes têm inúmeras influências em nossas vidas. No universo infantil, isso faz ainda mais sentido, já que as crianças estão vivenciando a sua experiência de conexão aos seus sentidos diante do mundo externo.

Um ambiente pode ser capaz de estimular a coordenação, desenvolvimento motor e mental da criança. O método Montessori é responsável pela busca direta e pessoal do crescimento do seu pequeno, caracterizado por ressaltar a independência e liberdade para um desenvolvimento mais natural da criança e do seu contato com os objetos e cores de forma que estimule suas habilidades físicas, sociais e psicológicas.

O método é sempre projetado diante do olhar da criança, desenvolvido para que elas possam em seu próprio espaço de tempo conhecer e reconhecer os estímulos e as possibilidades para sua evolução.

Os quartos montessorianos são compostos por objetos, brinquedos, prateleiras, cores e texturas. Tudo para que a criança possa criar a sua particularidade em descobrir e se conectar com mundo, através da sua própria perspectiva e ponto de vista, sem a ajuda de um adulto.

Tudo isso, faz com que o lado físico e psíquico da criança seja estimulado desde cedo, com a capacidade de descobrir e exercer a sua criatividade e curiosidade. Desta vez, o foco principal da arquiteta e designer que projeta o espaço é unicamente a criança, essa é a essência do método que, ao em vez de prever um ambiente organizado para os pais, elabora um ambiente prático e funcional visando o livre acesso infantil.

É claro, que um dos aspectos mais visados e importantes deste método, é a segurança. O ambiente é sempre pensado para que toda liberdade disponível dada a criança, seja também segura. Tomadas e objetos de risco ficam fora de alcance para oferecer ao seu pequeno a autonomia e uma dose de independência para seu crescimento, mas sem deixar o monitoramento de lado, afinal, estamos falando de crianças.

Trouxemos alguns exemplos desta experiência para que você possa entender e se identificar mais facilmente:

 

1 - Artigos de decoração como fotos, quadros e espelhos devem estar a altura da visão da criança.

2 - O berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama onde a criança tenha livre acesso sem riscos. Isso faz com que seu pequeno vincule a sensação de sono com o ato de deitar para dormir de forma independente.

3 - O quarto deve ser organizado pela ótica da criança, com a ajuda dos pais. Ela precisa saber onde acessar para encontrar seus brinquedos e objetos que devem estar ao seu alcance.

4 - A composição do espaço deve ser minimalista, sem muitos brinquedos. Isso para que você possa fazer um rodízio dos brinquedos e objetos, para que a criança siga sempre estimulando sua mente e concentração.

Esta é uma experiência pensada para que seu pequeno sinta o mundo externo pela sua perspectiva, o que não anula a participação essencial dos pais em seu crescimento. É apenas uma forma de estimular genuinamente a potência de um desenvolvimento sábio, independente e saudável.

 

Por Nova Torres

Entre em contato